Opções de inscrição

Educação Permanente em Sala de Vacinas

As atividades de imunização desenvolvidas no Brasil, são realizadas predominantemente pelo serviço público e parte pelo serviço privado. São serviços complementares com objetivos e calendários de vacinação distintos. O crescente número de imunizantes disponíveis no Brasil para a população (na rotina, em campanhas e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais - CRIE), os diferentes calendários e esquemas vacinais e a necessidade de atualizações nas recomendações constantes, acarretaram complexidade de conhecimentos que exige um olhar de atenção para esses profissionais envolvidos com as imunizações.
Além disso, as atividades de imunização realizadas no país reúnem uma série de especificidades desafiadoras, tais como: grande dispersão geográfica, dificuldades de acesso, condições ambientais adversas, altas temperaturas, falta de energia elétrica, armazenamento das vacinas em caixas térmicas por longos períodos; além das questões que envolvem a logística. A esses desafios, soma-se o de reconquistar as altas coberturas vacinais, que implica na necessidade de diferentes estratégias e de uma adequada comunicação com a população.
Ao longo destes anos, ficou evidente que a imunização é uma atividade que demanda tempo, desde o período preparatório até a sua finalização e, requer organização e dedicação exclusivas do profissional que coordena e executa a atividade.
A padronização de condutas e desenvolvimento profissional aqui proposto desponta como uma estratégia facilitadora para nortear o trabalho e possibilitar resultados cada vez mais satisfatórios.
O adequado planejamento para assistência à saúde e imunização, a articulação entre os membros da equipe técnica, a equipe de apoio e as lideranças locais são essenciais para a realização do trabalho e a obtenção dos bons resultados. Este curso pretende desenvolver profissionais e auxiliar na organização do processo de trabalho e na prática dos vacinadores que atuarão em serviços de vacinação no território nacional.
Portanto, a capacitação contínua dos profissionais da saúde que atuam nas salas de vacinação do país é fundamental para o sucesso das estratégias de imunização.

Para acessar este curso, você precisa criar uma conta.